Os estágios do Lipedema

Você sabia que Lipedema é uma doença progressiva e marcada por quatro estágios?

No estágio 1, as pernas aparentam serem normais. Nesse estágio, aparenta ser um inchaço – como se alguém estivesse de pé o dia todo. Em todas as fases do Lipedema, esta é a mais negligenciada pelos médicos. As mulheres geralmente são instruídas a reduzir o sal e perder peso. Como não parece uma doença, não é tratada como tal.

Já no estágio 2, a pele apresenta textura irregular, similar à celulite, e o tecido gorduroso fica mais saliente, com montes maiores de tecido. Nessa fase os pés ainda não são afetados pelo Lipedema.

No estágio 3, o Lipedema passa de uma aparência de “pernas grandes” para uma aparência mais deformada. Algumas mudanças aparentes no estágio 3 são a deposição significativa de gordura ao longo das pernas. Essa gordura começa a formar dobras e a pesar sobre os quadris, joelhos e tornozelos. Outra mudança aparente é que o tecido das pernas torna-se fibroso e mais duro ao toque.

E por último, o estágio 4 torna-se gravemente comprometedor para a saúde. Além dos desafios de mobilidade que os grandes depósitos de gordura causam, outros sistemas do corpo são afetados. Quando as pernas atingem o estágio 4, o sistema linfático fica comprometido, o que causa um acúmulo perpétuo de fluido. Com o tempo, isso se desenvolve em Linfedema. Essa condição é então muitas vezes referida como “Lipo-Linfedema”. 

É importante lembrar que Lipedema não tem cura, mas tem tratamento para evitar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida.

Próximo
Próximo

O baque emocional das mulheres que sofrem com lipedema