Lipedema e Gravidez


Esta é a dúvida de muitas mulheres que recebem o diagnóstico de lipedema: Posso engravidar apesar do lipedema? Passarei o lipedema para minha filha?

❗️ Embora as causas do lipedema não sejam totalmente claras, há indícios de que ele seja causado por hormônios femininos. Este distúrbio de distribuição de gordura é favorecido por alterações hormonais.

🤰🏼 Durante a gravidez, os hormônios estrogênio, HCG e progesterona mudam para ajudar o corpo a se adaptar ao bebê e se preparar para o nascimento. Portanto, o lipedema pode piorar na gravidez. Sintomas como dor ou pernas pesadas geralmente aumentam nas pessoas afetadas. No entanto, nem todo paciente com lipedema experimenta agravamento de seu quadro clínico durante a gravidez. Uma pesquisa feita sobre o assunto mostrou que 54% não percebem nenhuma dificuldade com lipedema e gravidez.

🤔 A lipoaspiração para lipedema é melhor antes ou depois da gravidez?

Como a lipoaspiração é a única maneira de se livrar das células adiposas danificadas, muitas vezes as pacientes se perguntam se o lipedema deve ser removido antes ou depois da gravidez. Geralmente os médicos recomendam que esse procedimento seja feito antes de engravidar. Além disso, a lipoaspiração diminui o risco do lipedema aumentar de tamanho devido à gravidez.

👩‍👧 Lipedema é hereditário?

Especialmente se outros membros da família já tiverem lipedema, muito provavelmente a criança também sofrerá de lipedema. Mas aqui também não se pode fazer nenhuma afirmação geral: nem toda criança tem necessariamente que herdar o lipedema de sua mãe.

Anterior
Anterior

Em qual estágio o tratamento do Lipedema precisa ser feito?