Lipolinfedema e a progressão do Lipedema

Antes de tudo, já te aviso que se você não tratar o lipedema, ele vai continuar a progredir😰

Você já ouviu falar em lipolinfedema? 🤔 Isso é uma consequência do lipedema. Com o tempo, a progressão do lipedema faz com que a linfa não possa mais ser transportada de maneira correta. Isso leva à congestão linfática permanente, que se reflete no aumento da retenção de água nos tecidos. E tudo isso é resultado do acúmulo aumentado e anormal de gordura nessas áreas.

🦵🏼O lipolinfedema pode ocorrer em qualquer área do corpo que o lipedema possa atingir: nas coxas, quadris, braços e nádegas, por exemplo. A retenção hídrica pode se estender para o dorso das mãos e pés e até mesmo para os dedos. Isso geralmente leva a uma restrição significativa na mobilidade das mãos, pernas ou pés.

🧬 Mas então, como é a evolução do lipolinfedema?

O lipolinfedema sempre resulta do lipedema. Ele se forma quando o tecido adiposo subcutâneo aumenta significativamente e, consequentemente, pressiona o sistema linfático. Isso impede que o sistema linfático funcione e faz com que o líquido linfático se acumule.

🚫 Como evitar o lipolinfedema?

O desenvolvimento do lipolinfedema pode ser evitado tratando o lipedema em um estágio inicial. Se a proliferação das células adiposas for interrompida precocemente, o risco de lipolinfedema também diminui.

💪🏻 O que você pode fazer sobre isso?

Você pode fazer uma combinação de diferentes métodos de tratamento (desde que indicados por um especialista ⚠️) como roupas de compressão, fisioterapia e drenagem linfática.

💎 A lipoaspiração do lipedema é a maneira mais eficaz para evitar que o quadro do lipedema se agrave para um lipolinfedema. O excesso de tecido adiposo é permanentemente removido, o que pode levar a um alívio significativo dos sintomas. Como complemento do resultado, é importante garantir uma dieta saudável e equilibrada e também muito exercício.

Anterior
Anterior

10 Sinais de que você deve procurar um especialista em Lipedema

Próximo
Próximo

Em qual estágio o tratamento do Lipedema precisa ser feito?