Praticar esportes ajuda no tratamento do lipedema?

O lipedema é uma doença crônica que piora progressivamente, e um dos principais sinais é quando o peso corporal aumenta. A falta de atividade física também contribui para isso.

🏋🏼‍♀️ Em contraste, o exercício físico ajuda a manter o peso estável. É cientificamente comprovado que o treinamento físico regular reduz os processos inflamatórios no corpo e aumenta o fluxo sanguíneo. Ambos têm um efeito positivo sobre a dor. 

Juntamente com seu treinador / personal trainer, você deve desenvolver um plano de exercícios individual. É importante tanto construir seus músculos quanto fazer treinamentos aeróbicos. Ao se exercitar, use meias de compressão de malha plana sempre que possível para aumentar a mobilidade. 

🚴🏼‍♀️ Mas afinal, quais esportes eu posso fazer?

É importante que você escolha um esporte que você goste! Esportes leves como natação, yoga, corrida aquática, aeróbica aquática, ciclismo aquático ou normal e caminhada são recomendados. 

🏊🏼‍♀️ Os esportes aquáticos são muito fáceis para as articulações e, ao mesmo tempo, oferecem terapia de compressão, pois a pressão da água é maior na área mais profunda do que na superfície. Especialmente esportes em uma postura ereta promovem uma drenagem ideal. 

É importante lembrar que o esporte por si só não pode curar o lipedema, mas pode ajudar a aliviar os sintomas e a melhorar a qualidade de vida.

Anterior
Anterior

Dicas para lidar com o lipedema na vida cotidiana

Próximo
Próximo

10 Sinais de que você deve procurar um especialista em Lipedema